Ações de preservação de rios, córregos e nascentes são incentivadas pelo deputado Wancley Carvalho (PV) por meio do projeto “M-Rios”

Por Eduardo Cardoso/ALMT

Limpar, cuidar e preservar o rio Guaporé foram verbos conjugados e seguidos à risca por cerca de 90 voluntários que se reuniram no último domingo (16), para realizar ações de conscientização e conservação ambiental, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

A segunda edição de limpeza do rio, promovida pelos Amigos do Rio Guaporé, iniciativa motivada por moradores locais, retirou cerca de duas caçambas de lixo, em uma pequena extensão urbana do Guaporé.

“Quanto mais distante da cidade, mais limpo está o rio. Perto da área urbana a quantidade de lixo é muito grande”, constatou o historiador e voluntário Pedro Crema.

Os voluntários retiraram uma quantidade considerável de lixo nas proximidades dos ranchos, as margens do rio. No local, geladeira, fogão e eletrodomésticos haviam sido descartados.

“Quem dera se todos cuidassem do lixo. Mas, enquanto isso não acontece, temos que mobilizar pessoas com consciência ambiental, pessoas que tem consciência que o meio ambiente é nossa casa comum, e precisa do cuidado de todos”, pontuou o deputado Wancley Carvalho (PV).

O parlamentar tem atuado fortemente na preservação e limpeza de córregos, rios e nascentes em Mato Grosso, por meio do projeto M-Rios.

“Com essa iniciativa, produto de mandato como costumo chamar, temos, junto com diversos voluntários, participado da realização de todas as iniciativas de conscientização ambiental. Defendo, apoio e participo de toda ação relacionada ao meio ambiente”, enfatizou o deputado do Partido Verde.

Amigos do Rio Guaporé – No início de outubro dezenas de pessoas participaram da 17ª edição da limpeza do rio Guaporé, em Pontes e Lacerda. Com mais de 130 embarcações, os voluntários retiraram dois caminhões de lixo que estavam jogados nas águas do rio. A iniciativa é realizada desde os anos 2000, pela Comissão Pró Ecológica Amigos do Rio Guaporé.

O trabalho realizado em Pontes e Lacerda inspirou o deputado Wancley Carvalho a realizar, junto com mais de 50 entidades, a limpeza do rio Cuiabá, na capital. Na ocasião, 1500 voluntários retiraram cerca de 30 toneladas de lixo, em uma extensão de cinco quilômetros no perímetro urbano.