Nas imagens, um dos pescadores diz que cena foi filmada em Mato Grosso.
Sema-MT orienta a população a denunciar formalmente as pessoas do vídeo.

Do G1 MT

Um vídeo que mostra pescadores dando cerveja para um peixe na beira de um barco, supostamente em um rio de Mato Grosso, está circulando nas redes sociais e foi destaque na imprensa britânica. Durante a gravação, um deles declara que a cena foi filmada no estado. “Aqui no Mato Grosso é assim, a gente dá cerveja até para o peixe”, diz. Veja o vídeo.

Enquanto isso, outras pessoas assistem a cena e se mostram surpresos com o fato de o peixe beber alguns goles de cerveja. Quando acaba a bebida da lata acaba, o peixe volta para a água. Antes, estava apoiado na estrutura do barco. “Aí galera do Paraná, aqui no Mato Grosso a gente ceva o peixe na cerveja também”, diz o rapaz, que estava filmando.

A notícia foi publicada pelo jornal britânico The Daily Mail na última quarta-feira (27), como sendo um momento incrível e cita um ditado: “beber como um peixe”. Comenta ainda uma pesquisa, a qual constatou que, bêbado, o peixe pode nadar duas vezes mais rápido.

Conforme a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o vídeo pode ter sido feito em algum rio da Bacia do Paraguai, citando os rios Vermelho, São Lourenço, Cuiabá e Paraguai. Na análise prévia feita pelos técnicos do laboratório do órgão, a Sema disse ter observado as característicias do rio, assim como a mata, a água com a coloração marrom e a mata ciliar.

dailymail300

No entanto, afirma que faltam evidências para identificar o local exato ou mesmo se foi realmente em Mato Grosso.

A secretaria ainda orienta as pessoas a fazerem denúncias para que providências sejam tomadas em relação ao caso, mas adianta que embriaguez de peixe não consta na legislação de crimes ambientais.

“Como não há um local exato para que a equipe de fiscalização possa fazer a autuação, a Sema orienta a população a formalizar a denúncia caso conheça as pessoas do vídeo ou tenha novas informações que possam levar até elas. Não existe na legislação ambiental (Lei 9.096/2009) um artigo que trate da embriaguez de peixes, porém o órgão ambiental acolherá a denúncia e tomará todas as medidas cabíveis para evitar danos à fauna pesqueira caso haja a identificação dos responsáveis”, diz a Sema, em trecho da nota.

Do mesmo modo, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que ainda não tinha recebido nenhuma denúncia referente a esse caso.