Em 2012 cerca de um bilhão de pessoas no mundo fizeram turismo.

Em 2012 cerca de um bilhão de pessoas no mundo fizeram turismo.

Por Petz Scholtus | Imagem: ThinkStock

Em 2012, um bilhão de turistas viajaram pelo mundo, segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), a agência das Nações Unidas especializada em turismo sustentável. É o equivalente a um em sete habitantes do planeta, o que supera todos os recordes do turismo internacional.

Alguns provavelmente creem que essa não é uma boa notícia e relacionam o turismo à mudança climática, ao desperdício, à exploração, à extinção da vida selvagem ou à falta de respeito por determinadas culturas. No entanto, seu impacto não é necessariamente negativo. Se o comportamento do turista for apropriado, pode até representar o contrário.

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o poder positivo do turismo em massa com mudanças simples de comportamento, a OMT lançou uma campanha internacional:Um Bilhão de Turistas, Um Bilhão de Oportunidades. Ela incentiva os viajantes a contribuir com seu grãozinho de areia ao economizar água e energia, utilizar o transporte público, proteger o patrimônio natural e muito mais.

Respeitar a cultura, preservar os patrimônios históricos e comprar produtos locais são condutas que podem fazer grande diferença. A dica mais votada da campanha foi “Comprar localmente”, que incentiva os turistas a comprar alimentos e suvenires regionais, a contratar guias locais e investir se dinheiro em atividades e produtos que gerem empregos e benefícios para a comunidade do local visitado. Além disso, comprar localmente reduz gastos com transporte e embalagem.

Nessa época de verão e férias na América do Sul, a campanha surge em um bom momento para estimular as viagens de forma responsável.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.

Related Posts