Tragédia da boate Kiss de Santa Maria/RS

Foto da tragédia da boate Kiss de Santa Maria/RS. Agência Brasil: divulgação Deivid Dutra / A Razão

Começamos esta matéria juntamente com todo o País com o sentimento de pesar pelas perdas que se sucederam dentro da boate Kiss da cidade de Santa Maria/RS. É uma verdadeira tragédia. Pelo que temos visto nos telejornais e demais sites de notícias, o grande responsável pela tragédia foi à soma de erros consecutivos que começaram com o acionamento do sinalizador (fogo de artifício) de uso externo, utilizado dentro de um ambiente fechado e com materiais de revestimento acústico derivados de petróleo como isopor e espumas. Estes materiais possuem alta combustão e por isso mesmo acabou propagando as chamas e gerando a fumaça tóxica que vitimou tantos jovens que só estavam em busca de diversão.

Você deve estar achando estranho o porquê este site que se dedica a noticiar informações direcionadas as questões ambientais estar falando sobre esta tragédia. Não queremos nos apresentar como oportunistas. Muito menos fazer sensacionalismo. Mas, assim como ocorreu esta tragédia, há muitas casas noturnas que utilizam os mesmos materiais de revestimento acústico que propagou as chamas da boate Kiss. E em uma rápida busca pela internet achamos um material ecologicamente correto que possui a mesma função, porém sem o risco de causar a tragédia deste mesmo porte.

Os produtos ecologicamente corretos se apresentam como alternativas mais eficazes e de melhor desenvolvimento tecnológico, produtos que ultrapassam as funções comuns e que oferecem maiores benefícios do que os convencionais.

Forro de isolamento acústico feito de madeira mineralizada

Forro de isolamento acústico feito de madeira mineralizada

É o caso do produto ecofriendly (amigavelmente ecológico) o forro de madeira mineralizada, desenvolvido e produzido por uma empresa brasileira ele se apresenta como alternativa para os revestimentos acústicos feitos de isopor e espuma derivados de petróleo. A madeira mineralizada apresenta vantagens de ser imputrescível (não apodrece), tem elevado isolamento térmico, elevado isolamento acústico, e é incombustível (que não se queima ou propaga chamas).

Infelizmente os produtos ecofriendly ainda não são muito bem vistos pela maioria dos empresários, que ainda buscam utilizar-se dos produtos comuns e já disponíveis no mercado há tempos. Mas, mais uma vez tragédias têm que acontecer para que possamos olhar com mais cuidado sobre as coisas. Aconteceu com as tragédias dos aviões, e volta a acontecer para que tenhamos que rever conceitos e abrir nossos horizontes para coisas óbvias.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.