ECOPENSAR

A expectativa é passar de 2.500 até o ano de 2025. Foto: Reprodução

A expectativa é passar de 2.500 até o ano de 2025. Foto: Reprodução

Nós anos 80 ele esteve perto de desaparecer, pois restavam apenas 200, mas depois de 30 anos de intenso trabalho a população de mico leão dourado voltou a crescer. Hoje são 1.700 animais que habitam as matas do Rio de Janeiro. A expectativa é passar de 2.500 até o ano de 2025 e assim retirar a espécie da lista de animais ameaçados de extinção.

O trabalho de recuperação vem sendo realizado pelo Centro de Climatologia do RJ, no qual os animais são colocados em cativeiros, em seguida, são reintroduzidos na natureza. A espécie gosta de mata fechada e com fonte de água limpa e abundância de insetos.

O grande problema no país é que o animal é típico de baixadas e nestas áreas as florestas foram devastadas e restam apenas ilhas de vegetação onde vivem grupos isolados, o que dificulta a reprodução e aumenta o número de doenças.

About The Author

Thiago Itacaramby é jornalista diplomado e especialista em Marketing. Possui experiências profissionais nos setores público e privado. Atua em órgãos não governamentais ligados ao meio ambiente e possui conhecimentos na elaboração de projetos. Estudante de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Related Posts