infraestrutura-verde-urbana

Evento contará com a participação de autoridades, professores, arquitetos, diretores de grandes empresas e entidades, do Brasil e da América-Latina

Assessoria TeCobI

O Brasil tem ampliado ano após ano as discussões sobre a importância de se implementar, especialmente nas grandes cidades, que sofrem com inúmeros problemas em função da falta de áreas verdes, medidas que possam contribuir direta e positivamente com o meio-ambiente e, consecutivamente, no bem-estar das pessoas. Diante dessa necessidade, cresce no país a utilização do telhado verde, técnica arquitetônica que consiste no cultivo de plantas e árvores no topo de edifícios e casas.

Com o intuito de ampliar os debates sobre o que está sendo feito no Brasil e no exterior para disseminar cada vez mais este conceito, será realizado no próximo dia 21 de maio o 1º Fórum Latino-Americano de Infraestrutura Verde Urbana, evento organizado pela Associação Tecnologia Verde Brasil (ATVerde Brasil) e que fará parte da programação do TeCobI Summit, programa de conferências que acontece em paralelo à TeCobI Expo, evento que acontece de 20 a 22 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O tema que norteará os debates desta primeira edição será “Telhados Verdes: a revolução sustentável das cidades começa por eles” e, na ocasião, o evento contará com a participação de autoridades, professores, arquitetos, diretores de grandes empresas e entidades, do Brasil e da América-Latina.

“O Fórum tem a intenção de promover a discussão sobre a importância da disseminação das novas tecnologias que permeiam este setor. E este tipo de debate sobre os telhados verdes é fundamental, pois acreditamos que o telhado verde funciona como o coração da infraestrutura verde no Brasil”, afirma Renan Eschiletti Machado Guimarães, secretário executivo da Associação Tecnologia Verde Brasil (ATVerdeBrasil), e advogado especialista em direito ambiental.

Temas – programação

A abertura do Fórum será às 10h da manhã do dia 21 de maio, segundo dia da TeCobI Summit. Após a abertura, o primeiro tema em discussão será “Jardins verticais e tetos verdes: alternativas ecoeficientes, socioambientais e socioeconômicas na construção da paisagem da cidade sustentável. Quem falará sobre o assunto é a Dr.ª Pérola Felipette Brocanelli, arquiteta, professora e pesquisadora da universidade Mackenzie.

Logo após, o colombiano Luis Alberto Suárez Correa, diretor comercial do departamento de sustentabilidade da Ingecontrol S.A, da Colômbia, fará uma explanação sobre o desenvolvimento da infraestrutura verde na América-Latina. Em seguida, Maria Teresa Nogales, diretora executiva da Fundación Alternativas, da Bolívia, falará sobre os telhados verdes e o seu papel no desenvolvimento da agricultura urbana.

Na parte da tarde, às 13h40, será a vez de Renan Eschiletti Machado Guimarães, secretário executivo da Associação Tecnologia Verde Brasil, e advogado especialista em direito ambiental, falar sobre as políticas públicas de infraestrutura verde urbana que, cada vez mais, se tornam uma necessidade não só no Brasil, mas em toda a América-Latina. Na ocasião, Guimarães compartilhará com os participantes o que vem sendo feito pela ATVerdeBrasil para estimular o poder público a implementar medidas de incentivo à disseminação de tecnologia verde, entre outros pleitos.

Em complemento a este tema, a analista de infraestrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com exercício no Ministério do Meio Ambiente, Alexandra Albuquerque Maciel, falará sobre a possibilidade de o Fundo Clima – que tem por finalidade financiar projetos, estudos e empreendimentos que visem a mitigação da mudança do clima e à adaptação a seus efeitos e a possibilidade de apoio – apoiar as políticas públicas de infraestrutura verde urbana no Brasil.

A prefeitura de São Paulo estará representada por Sérgio Fiorini, do Departamento de Participação e Formato às Políticas Públicas (DPP) da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo. Na oportunidade, Fiorini abordará o panorama atual e perspectivas da capital paulista para suas políticas públicas de infraestrutura verde urbana para os próximos anos.

O penúltimo tema em discussão será sobre o International Council for Local Environmental Iniciatives (ICLEI) – associação global dedicada a promover o desenvolvimento sustentável pelo mundo -, e suas ações para a promoção dos telhados verdes e da infraestrutura verde nas cidades Latino-Americanas. Quem falará sobre o tema é Igor Reis de Albuquerque, gestor para mudanças climáticas do ICLEI.

A viabilidade de utilizar os telhados verdes, atreladas a outras tecnologias de infraestrutura verde para a reciclagem de águas pluviais e cloacais será o último tema do fórum, e será discorrido por João Manuel link Feijó, presidente da ATVerdeBrasil e desenvolvedor de produtos e Co-Fundador da Ecotelhado Soluções em Infraestrutura Verde urbana.

“É uma honra poder receber a primeira edição do fórum na TeCobI. Acreditamos que o momento para discutir os novos rumos das novas tecnologias verdes é mais do que oportuno. São cada vez mais escassas as áreas verdes nas grandes cidades, o que impacta na qualidade de vida das pessoas, piora a qualidade do ar que respiramos, restringe o escoamento de água das chuvas, e contribui também para a criação de zonas de calor”, destaca Guilherme Ramos, diretor da TeCobI Expo.

Serviço:
TeCobI Expo – Evento Internacional de Telhados, Coberturas e Impermeabilização
Data: 20-22 de Maio de 2014
Horário Exposição: 13h às 20h
Horário Congresso: 10 às 19h
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo – SP
Mais informações: http://www.tecobiexpo.com.br

Informações à imprensa: 
M.Free Comunicação
Tel: (11) 3171-2024
imprensa@tecobiexpo.com.br
Roberta Provatti, Paulo Tonon e Marcio Freitas