Aparelho pode resfriar uma sala fechada até 17°C.

Aparelho pode resfriar uma sala fechada até 17°C.

Aparelho garante climatização por até oito horas

Redação Pensamento Verde

Em um país como o Brasil, onde é verão o ano inteiro, se refrescar nunca é demais. Em casa, no serviço ou em qualquer outro lugar, o calor é uma condição quase que inevitável – isso sem falar nos efeitos do aquecimento global.

Enquanto isso, uma startup russa decidiu criar uma nova solução para o problema, dando vida a um revolucionário aparelho de ar condicionado portátil. Trata-se do Evapolar, um pequeno “cubo” de 16 cm x 16 cm, que pesa apenas 1,68 kg, funciona com água e pode ser levado na mochila para qualquer lugar.

De acordo com o responsável pelo projeto, Eugene Dubovoy, o Evapolar chega com o objetivo de garantir a sensação de conforto, climatizando o ambiente de maneira bem simples e funcional. O novo aparelho eletrônico – não exatamente um eletrodoméstico – é uma versão mais prática do que os grandes modelos de Split oferecem, fazendo com que as necessidades do seu consumidor sejam atendidas sem incomodar as outras pessoas presentes no mesmo ambiente.

Ainda segundo os idealizadores, o Evapolar conta com potência suficiente para resfriar uma sala fechada até 17°C, garantindo a climatização local entre seis a oito horas sem a necessidade de reposição de água (no reservatório) durante o intervalo. Outros importantes aspectos desta nova tecnologia são os fatores ecológicos e rentáveis, valorizados pela economia de energia elétrica gerada para fazer o aparelho de apenas 10W de consumo funcionar.

O produto já está sendo comercializado em pré-venda pelo site da Indiegogo – responsável pela campanha de crowdfunding da startup – e pode ser adquirido no valor de US$ 179,00, com disponibilidade de compra para qualquer lugar do planeta e previsão para entrega em junho deste ano. A Evapolar ainda não anunciou nenhuma data oficial para o lançamento do produto em seu site, mas confirmou o valor de US$ 250,00 para aquisição.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do novo aparelho de ar condicionado.