Passarelas com ciclovias e parques lineares são algumas das propostas.

Passarelas com ciclovias e parques lineares são algumas das propostas.

Redação Ciclovivo/Imagens: Divulgação

A prefeitura de São Paulo realizará nesta terça-feira (10) uma audiência pública para discutir o projeto Arco Tietê, que pretende melhorar a mobilidade urbana na capital beneficiando, principalmente, os bairros situados ao sul e norte do rio Tietê.

De acordo com o ambicioso projeto, assim como o metrô, os trens na região central da cidade percorrerão vias subterrâneas, haverá passarelas com ciclovia e nas margens do rio Tietê será construído um parque linear. Há também a proposta de criar travessia exclusiva para pedestres sobre o rio Tietê. Além de um projeto de 50 mil moradias populares.

Todas as propostas do projeto – que foram levantadas durante a 1ª fase do chamamento público para os Estudos de Pré-viabilidade do Arco Tietê – serão avaliadas em uma reunião organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo.

marginal-tiete-subterranea-parque-linear

As sugestões devem estar de acordo com o Arco do Futuro, principal projeto urbano do prefeito Fernando Haddad. O plano busca um desenvolvimento urbano mais equilibrado, por isso, considera quatro setores prioritários: econômico, ambiental, mobilidade e acessibilidade, habitacional.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o arquiteto Fernando de Mello Franco, secretário de Desenvolvimento Urbano da prefeitura, afirmou que não teme o “gigantismo do plano” e que é preciso pensar grande para a cidade não se “amesquinhar”.

Confira algumas propostas de consórcios participantes:

Projeto da Geométrica-UTC, Contrans e Escola da Cidade:

Marginais subterrâneas e parque linear.

marginal-tiete-parque-linear

Plano Consórcio Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão:

Parque linear ao longo de um dos afluentes do Tietê.

marginal-tiete-subterranea-parque-linear-2

Proposta do Consórcio Axal:

Parque linear com passarelas sobre o rio para pedestres e ciclistas.

marginal-tiete-subterranea-parque-linear-3

marginal-tiete-subterranea-parque-linear-4 (1)