Redação Ecodesenvolvimento

Comportamento ético da empresa, transparência, responsabilidade com funcionários, compromisso com meio ambiente e contribuição à comunidade. Esses foram os principais critérios de um ranking divulgado na quinta-feira, 6 de junho, sobre as companhias brasileiras (ou com atuação no Brasil) com melhor imagem corporativa, responsabilidade e governança.

Elaborado pela Merco e feito com exclusividade para Exame.com e revista Exame, o levantamento aponta que das 10 companhias mais responsáveis, oito também ficaram no topo do ranking que mede a reputação da empresa.

A Natura é um exemplo. Primeira colocada nas duas listas, a companhia teve um bom desempenho em todos os fatores que determinam o ranking de responsabilidade e governança.

Em parceria com o Ibope, a Merco consultou 450 executivos, 259 analistas de mercado e mil consumidores para chegar aos nomes das 100 empresas com melhor imagem corporativa, além das 100 mais responsáveis.

As 10 melhores colocadas no ranking das empresas mais responsáveis e com melhor governança corporativa são listadas a seguir:

Natura encabeça ranking Foto: Divulgação

Natura encabeça ranking
Foto: Divulgação

1° Natura – 10.000 pontos
A empresa especializada em cosméticos lidera o ranking da Merco em todos os critérios avaliados: comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com funcionários, compromisso com meio ambiente e contribuição à comunidade.

Petrobras se destaca nos critérios responsabilidade com funcionários, compromisso com meio ambiente e contribuição à comunidade Foto: Divulgação

Petrobras se destaca nos critérios responsabilidade com funcionários, compromisso com meio ambiente e contribuição à comunidade
Foto: Divulgação

2° Petrobras – 6.001 pontos
A estatal é vice-líder no âmbito geral, e também garante a segunda colocação nos critérios responsabilidade com funcionários, compromisso com meio ambiente e contribuição à comunidade. Em comportamento ético a petrolífera vem em quinto lugar, e em transparência e boa governança ela ostenta a terceira colocação.

Mina da Vale. Mineradora é a terceira colocada no ranking geral Foto: Agência Vale/Divulgação

Mina da Vale. Mineradora é a terceira colocada no ranking geral
Foto: Agência Vale/Divulgação

3° Vale – 5.313 pontos
A mineradora Vale é a terceira colocada nos critérios compromisso com meio ambiente e contribuição à comunidade. Em transparência e boa governança a companhia aparece em quarto. Já em comportamento ético situa-se na sexta colocação.

Itaú unibanco aparece em segundo no quesito comportamento ético Imagem: Divulgação

Itaú unibanco aparece em segundo no quesito comportamento ético
Imagem: Divulgação

4° Itaú Unibanco – 5.096 pontos
A instituição bancária é vice-líder em comportamento ético e em transparência e boa governança. Em responsabilidade com funcionários aparece em sétimo. Em compromisso com meio ambiente vem em quarto lugar, enquanto em contribuição à comunidade é o quinto.

Banco está em quarto em contribuição à comunidade Foto: Divulgação

Banco está em quarto em contribuição à comunidade
Foto: Divulgação

5° Bradesco – 4.323 pontos
Banco está em quarto em contribuição à comunidade; em quinto em transparência e governança; e em sétimo no item comportamento ético.

Especializada na produção de aço longo, a Gerdau é a quarta colocada em comportamento ético Foto: Divulgação

Especializada na produção de aço longo, a Gerdau é a quarta colocada em comportamento ético
Foto: Divulgação

6° Gerdau – 4.207 pontos
A empresa siderúrgica é a quarta colocada em comportamento ético. Em transparência e governança aparece na sexta posição. No critério responsabilidade com funcionários a companhia especializada em aço está na oitava colocação. Já em contribuição à comunidade é a décima.

Fábrica da Nestlé em Araçatuba (SP). Empresa somou 4.059 pontos no total do ranking Foto: Divulgação

Fábrica da Nestlé em Araçatuba (SP). Empresa somou 4.059 pontos no total do ranking
Foto: Divulgação

7º Nestlé – 4.059 pontos
Terceira em comportamento ético, a Nestlé é a sétima em contribuição à comunidade e a oitava em transparência e boa governança. Aparece em nono em responsabilidade com funcionários.

Unilever é a sexta colocada em responsabilidade com funcionários, e a oitava no ranking geral Foto: Divulgação

Unilever é a sexta colocada em responsabilidade com funcionários, e a oitava no ranking geral
Foto: Divulgação

8° Unilever – 3.864 pontos
Na sexta colocação em responsabilidade com funcionários, a Unilever vem em oitavo lugar tanto em comportamento ético como em compromisso com meio ambiente.

O Grupo Pão de Açúcar é o sexto em contribuição à comunidade/Foto: Divulgação

O Grupo Pão de Açúcar é o sexto em contribuição à comunidade/Foto: Divulgação

9° Pão de Açúcar – 3.810 pontos
O Grupo Pão de Açúcar é o sexto em contribuição à comunidade e o nono em comportamento ético. Nos quesitos responsabilidade com funcionários e compromisso com meio ambiente aparece em décimo.

Ambev. Foto: Divulgação

Ambev. Foto: Divulgação

10° Ambev – 3.761

Ambev é a sétima em transparência e boa governança.

Veja o ranking completo no site da Exame.com