barquinhos_sociais

Por Ascom/ANA

A partir deste mês de maio, a Agência Nacional de Águas (ANA) inicia a divulgação sobre as 12 regiões hidrográficas do Brasil nas redes sociais onde está presente: Facebook, Twitter e YouTube. A cada mês, uma região hidrográfica será enfocada em mensagens com curiosidades relacionadas à hidrografia e outras características regionais, como atividades econômicas realizadas. Além disso, os próprios perfis da ANA terão uma foto da região do mês.
Para começar a série, a Região Hidrográfica Amazônica foi a escolhida. Abrangendo todos os estados da região Norte (exceto Tocantins e parte do Pará) e Mato Grosso, a região possui o maior rio do mundo em vazão – o rio Amazonas – e outros grandes rios, como: Madeira, Xingu e Tapajós. Uma imagem da ilha Mexiana (PA) estampa os perfis da ANA nas redes sociais.
Regiões hidrográficas
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) criou a Divisão Hidrográfica Nacional por meio da Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, a qual dividiu o Brasil em 12 regiões hidrográficas. São elas: Amazônica, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai, Paraná e Atlântico Sul.
Uma região hidrográfica é o espaço territorial compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares. Tal tipo de divisão visa a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos do País.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.

Related Posts