One Shot Bike

Redação Ecodesenvolvimento

Na Semana da Mobilidade (de 16 a 22 de setembro), nada mais justo do que apresentar ideias que, além de incentivar formas alternativas de transporte, são inovadoras até no design e facilitam na hora de estacionar. Uma delas vem das designers italianas Valentina Vecchia e Marilena Alberga, que conseguiram unir humor, tradição e praticidade na hora de criar a One Shot – uma bicicleta inspirada no tradicional canivete suíço.

One-Shot-Bike

À primeira vista ela pode parecer estranha, mas as designers realizaram muitas pesquisas para conseguir alcançar os mecanismos de abertura de tesouras, de forma que pudessem facilitar o dobramentos das bicicletas. Mas parece que valeu a pena. As bikes podem até ser carregadas em transportes públicos como ônibus, trens e metrôs.

Para abrir a bicicleta basta empurrar uma de suas partes para frente, a fim de que o guidão, banco e os pedais apareçam. Ela possui uma trava para que não venha a se fechar sozinha enquanto o usuário pedala. A inovação ainda está em fase de projeto, mas conta com a colaboração da líder mundial na área de transporte ferroviário, a multinacional belga Alstom.

Mais fotos sobre o projeto: Behance

Este slideshow necessita de JavaScript.