RMS

O objetivo é a conscientização dos cidadãos sobre a importância de um trânsito seguro.

 

Foto: Reprodução Internet

Quem não gostaria de viver numa cidade onde o trânsito fosse menos violento do que estamos acostumados a ver nas grandes metrópoles brasileiras? E, de quebra, presenciar a convivência harmoniosa entre motoristas, ciclistas e pedestres? Em Brasília, essas questões acabaram por provocar, em 2003, a criação de uma organização apartidária e sem fins lucrativos, a ONG Rodas da Paz.

Tendo como principal objetivo a conscientização dos cidadãos sobre a importância de um trânsito seguro para todos, a ONG incentiva especialmente o uso da bicicleta que, aliás, é o símbolo da organização. Isso porque esse meio de transporte representa uma cidade e um trânsito mais limpos, inclusivos e saudáveis. Seu uso pode aumentar a qualidade de vida das pessoas, ajudar a preservar o meio ambiente e, ainda, gerar economia, pois o uso de combustível é desnecessário.

Palestras educativas e passeios ciclísticos são algumas das ações desenvolvidas pela Rodas da Paz. Outro belo exemplo de ação social dessa ONG é a campanha “Doe Bicicleta”. A mobilização é realizada todo final de ano, com o apoio de diversos parceiros. As bikes doadas são recuperadas e destinadas a várias instituições sociais.

Para conhecer mais as ações e os projetos dessa organização, acesse o site Rodas da Paz ou entre em contato pelo e-mail doebicicleta@rodasdapaz.org.br. Faça parte dessa ação. Um trânsito mais gentil e seguro também depende de você.