Por: Thiago Itacaramby

O que fazer com a borra de café? Elas são ótimas para a nutrição das plantas, pois é uma excelente fonte de nitrogênio – um dos principais componentes do solo e o mais consumido pelos vegetais. Portanto, para usar o material, temos primeiro que preparar a terra.

O primeiro cuidado é não colocar o produto diretamente no solo, sem misturá-la a outros adubos orgânicos, ao invés de fertilizar, ela roubará o nitrogênio para se decompor, podendo criar fungos. O ideal é utilizá-la com outros fertilizantes naturais, de preferência triturados – cascas de legumes, de frutas, de ovos, restos de grama cortada – deixando secar ao sol.

Após este processo, deixe fermentar por aproximadamente 60 dias, mexendo sempre no composto até que se transforme em uma ‘farinha’ homogênea, podendo então ser utilizada como adubo.

A borra também é ótima para limpar as folhas das plantas que ficam dentro de casa, diluindo uma parte dela em água. Molhe um pano ou algodão e passe na planta. As folhas ficam brilhantes.

A dica é não guarde a borra do café por muitos dias porque ela vai criar mofo.

About The Author

Thiago Itacaramby é jornalista diplomado e especialista em Marketing. Possui experiências profissionais nos setores público e privado. Atua em órgãos não governamentais ligados ao meio ambiente e possui conhecimentos na elaboração de projetos. Estudante de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).