A iniciativa francesa conta com o apoio de empresas privadas.  Foto: Simona/Flickr

A iniciativa francesa conta com o apoio de empresas privadas.
Foto: Simona/Flickr

Por Thaís Teisen/CicloVivo

Usar a bicicleta como meio de transporte resulta em benefícios nas mais diversas áreas. Conscientes disso, muitos países europeus têm incentivado a população a trocarem os carros pelas bikes. Na França, por exemplo, novos ciclistas chegam a receber apoio financeiro para manterem o hábito.

A experiência começou há seis meses, conforme noticiado pela agência Reuters. Esta tem sido uma tentativa comum entre os europeus para melhorar a saúde das pessoas, reduzir os níveis de poluição e, principalmente, a dependência dos combustíveis fósseis.

Além dos franceses, ações do mesmo tipo ocorrem na Holanda, Dinamarca, Alemanha, Bélgica e Grã-Bretanha, cada um com seu modelo de incentivo específico. Em alguns casos ocorre redução nos impostos, apoio financeiro para a compra de uma bicicleta e até mesmo o pagamento feito por quilômetro rodado.

A iniciativa francesa conta com o apoio de empresas privadas. Ao todo, companhias que empregam dez mil pessoas já se inscreveram no projeto, se comprometendo a pagar 25 centavos de euro a cada quilômetro rodado por seus colaboradores no trajeto casa-trabalho.

Na última segunda-feira (2), o ministro dos Transportes na França, Frederic Cuvillier garantiu que experiências ainda maiores serão feitas. Ele ainda explicou que espera aumentar em 50% os deslocamentos feitos em bicicleta, através destes incentivos. O país pretende ter, pelo menos, 2,4% de todas as viagens diárias entre a casa e o trabalho sendo feitas pelo meio de transporte alternativo.

Os resultados obtidos na Bélgica comprovam que os incentivos são realmente eficientes. O país não cobra impostos sobre bicicletas há mais de cinco anos, em contrapartida, 8% dos deslocamentos são feitos em bikes. Na Holanda o percentual chega a 25%, principalmente, pela estrutura que o país oferece.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.