Matt Damon, Greve de banheiro.

Matt Damon, Greve de banheiro.

Redação Ciclovivo

O ator norte-americano Matt Damon iniciou uma campanha em favor de milhares de pessoas que vivem sem água potável e saneamento básico. Em um vídeo, divulgado na semana passada, ele afirmou: “não vou mais ao banheiro”, em solidariedade aos que não têm acesso à água. No entanto, a declaração foi uma estratégia para chamar atenção da causa “Toitet strike”, ou greve de banheiro, da ONG Water.org.

A inusitada ação consiste em uma falsa coletiva de imprensa em que o ator afirma categoricamente que não utilizará mais o banheiro até que o acesso à água seja universalizado. “Em protesto à tragédia global, até que este assunto seja resolvido, até que todos tenham acesso à água limpa, eu não irei ao banheiro”. O anúncio é contestado pelos falsos jornalistas.

O vídeo rapidamente se espalhou na internet. Apesar de tudo não passar de uma brincadeira, o objetivo do ator é sério. Como co-fundador da ONG Water.org, ele pretende conscientizar a maior quantidade de pessoas possível sobre a questão da água e saneamento básico ao redor do mundo.

Segundo a Water.org, 780 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Outros 2,5 milhões não têm sequer acesso a banheiros com água corrente, consequentemente, isso causa a poluição das águas e a propagação de doenças e mortes. “Em todo o mundo, há mais pessoas com telefones celulares do que com banheiros”, informa o hollywoodiano.

Assim que o vídeo foi divulgado, Damon afirmou, em entrevista ao Los Angeles Times, que esperava que o vídeo tivesse repercussão por seu teor humorístico e sua causa legítima. “O conceito de usar a comédia para gerar um novo nível de conscientização e engajamento em uma causa é algo com que eu venho brincando por alguns anos”.

No site da campanha é possível compartilhar os conteúdos, postar vídeos e imagens de apoio à “greve” e também fazer doações em dinheiro para os projetos da Water.org. Outra possibilidade é emprestar os perfis no Facebook e Twitter para que a ONG faça postagens (em inglês) com notícias engraçadas sobre a iniciativa.

A “Toitet strike” integra mais uma ação em favor do Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22).Com informações de O Globo e Revista Monet.

Confira abaixo o vídeo (em inglês) da campanha: