Por Renan Hamann/Mega Curioso

Cientistas da Universidade da Califórnia – Berkeley acabam de divulgar um vídeo que pode deixar a todos os apaixonados por geografia, história, geologia e ciências em geral com os olhos encantados. Trata-se de uma obra baseada no primeiro mapa 3D detalhado da parte interna do planeta Terra — você pode ver isso com detalhes no vídeo que está logo acima deste parágrafo.

O modelo mostra as plumas mantélicas em funcionamento, desde o início da movimentação sísmica até a formação total — processo longo e demorado, mas necessário para que as “bocas” dos vulcões sejam conectadas ao magma da crosta terrestre. Ainda é possível observar que não existe uma subida reta, pois há vários desvios causados pelas diferenças de temperaturas no interior.

worldhotspots-berkeleyimage

Vale dizer ainda que a demonstração não é perfeita para todas as formações vulcânicas, mas funciona como um excelente modelo para a representação das primeiras evidências de que as plumas mantélicas são um fenômeno real — o que até hoje permanecem como um mistério para a ciência.

earthct-berkeleyimage