O título Eu Amo Bike é o primeiro de uma série de livros com perfis de brasileiros que compartilham uma mesma paixão.

O título Eu Amo Bike é o primeiro de uma série de livros com perfis de brasileiros que compartilham uma mesma paixão.

Redação Ciclovivo

Terezinha pedalou por 70 quilômetros aos 70 anos para pagar uma promessa no interior do Goiás. O advogado Andre, de São Paulo, vai para o trabalho todo dia de terno, gravata e bike. Para Francimar, a melhor coisa do mundo é passear com o filho no quadriciclo de quatro metros que ele mesmo construiu. A aposentada Romilda já ganhou 10 vezes o concurso da bicicleta mais bonita de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Kayo cruzou a Amazônia de bike para visitar seu pai – e segue na estrada, 800 quilômetros depois. Por ser cega, Andressa, de 12 anos, achou que nunca pedalaria – mas o impossível aconteceu.

Essas são algumas das 50 histórias reais contadas no livro Eu Amo Bike, recém-lançado pela Editora MOL. São homens e mulheres de todas as idades, origens e estilos de vida, de norte a sul do Brasil, com uma única paixão em comum: a bicicleta. Ativistas, trabalhadores, cycle chics, inventores, atletas, turistas e outras pessoas incríveis contam as lições que aprenderam sobre duas rodas e compartilham suas dicas para o leitor também se apaixonar.

Em uma época em que a bicicleta está sendo redescoberta, ganhando as ruas e as manchetes como ícone da sustentabilidade, bandeira política e acessório da moda, o livro retrata a diversidade de brasileiros quem têm visto sua vida ficar mais saudável e feliz no giro cadenciado dos pedais.

Para compor esse amplo panorama, a produção da obra envolveu uma equipe de 40 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, produtores e designers de todas as regiões do país. Além dos 50 perfis – todos ilustrados com fotos coloridas –, o livro apresenta 50 razões para amar bicicleta, 50 dicas para começar a pedalar e um infográfico com as principais peças e tipos de bike.

Quem compra, ajuda

Mais do que inspirar o uso da bicicleta, a publicação quer contribuir para a construção de um país com melhor mobilidade urbana. E isso acontece com a participação dos leitores. É que, mais do que um livro, Eu Amo Bike é uma ação social: parte da renda é revertida para organizações que trabalham pela causa da bicicleta – as ONGs Ciclocidade (www.ciclocidade.org.br) e Transporte Ativo (www.ta.org.br) e o movimento Vá de Bike (www.vadebike.org).

A publicação já está à venda pela internet, no Facebook (fb.com/livroeuamobike), por R$ 39. A página na rede social conta com conteúdo exclusivo e compartilhamento de informações úteis e inspiradoras para quem quer viver o mundo da bicicleta. Na segunda quinzena de maio, o livro chega às principais livrarias do país.

Eu Amo Bike é um lançamento da Editora MOL, uma jovem empresa de produção de conteúdo que acredita que contar histórias reais é a forma mais poderosa de conectar pessoas, inspirar mudanças e transformar vidas. Especializada em publicações sociais, a empresa produz a revista Sorria, iniciativa premiada que, além de ser a segunda revista mais vendida do país de forma avulsa segundo o IVC, já doou mais de R$ 10 milhões para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e para o Instituto Ayrton Senna. Para saber mais, acesse www.revistasorria.com.br.

O título Eu Amo Bike é o primeiro de uma série de livros com perfis de brasileiros que compartilham uma mesma paixão. As novas obras, voltadas aos mais variados temas, já estão em pré-produção: Eu Amo Futebol, Eu Amo Cachorro e Eu Amo Rio são alguns dos títulos que virão. Para saber mais sobre o trabalho da empresa, acesse www.editoramol.com.br.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.