O sistema vascular artificial praticamente não afeta a transparência do vidro onde ele é aplicado. [Imagem: Ben Hatton]

O sistema vascular artificial praticamente não afeta a transparência do vidro onde ele é aplicado. [Imagem: Ben Hatton]

Redação do Site Inovação Tecnológica

Janela térmica

Pesquisadores canadenses mostraram que as janelas inteligentes podem ser mais simples e mais baratas. Enquanto as abordagens mais usadas para manter frio e calor dentro ou fora dos edifícios – conforme a estação – têm-se baseado sobretudo em revestimentos com materiais semicondutores, Benjamin Hatton e seus colegas foram buscar inspiração na biologia.

Copiando o sistema de distribuição da seiva nas folhas, os pesquisadores criaram uma rede de canais no interior de uma folha de um tipo de plástico flexível transparente. “Em contraste com os sistemas de controle térmico sintéticos, os organismos vivos desenvolveram uma forma inteiramente diferente e altamente eficaz para controlar a temperatura, que é baseada no conceito de redes vasculares internas,” explica Hatton.

Sistema vascular artificial

A folha de plástico com o sistema vascular artificial é colada diretamente sobre o vidro de janelas comuns. Fazendo circular água em temperatura ambiente pelos microcanais, os pesquisadores conseguiram resfriar a temperatura entre 7 e 9 graus Celsius, dependendo da incidência do Sol.

“Nossos resultados mostram que um sistema vascular artificial no interior de uma camada transparente, composta de canais na faixa dos milímetros ou dos micrômetros de diâmetro, funciona como um mecanismo de resfriamento eficaz,” disse Hatton. Segundo ele, a técnica também poderá ser usada em painéis solares, gerando água quente sem atrapalhar a geração de eletricidade. Agora os pesquisadores terão que testar a durabilidade do seu sistema vascular, eventualmente selecionando o polímero que seja mais resistente à luz solar.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.

Related Posts