Com isso, já são 559 as reservas particulares no País

Comunicação ICMBios

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade acaba de oficializar a criação de mais duas reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) – a reserva Vilar, em Jaguariaíva, no Paraná, e a Raso do Mandi II, em Itaiópolis, Santa Catarina. Com isso, sobe para 559 o número de RPPNs no país.

De acordo com a portaria 27, assinada pelo presidente do ICMBio, Claudio Maretti, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20), a RPPN Raso do Mandi II tem 28 hectares e será administrada pelos proprietários Elza Nishimura e Germano Woehl Junior.

Já a RPPN Vilar, criada pela portaria 25, também assinada pelo presidente Maretti e publicada ontem (terça, 19) no Diário Oficial da União, ocupa cem hectares de um total de 1.397 hectares da propriedade de João Fernandes e Maria Aparecida Pires, que serão responsáveis pela gestão da reserva.

RPPN é a única categoria de unidade de conservação que pode ser criada a partir da iniciativa do próprio dono da terra, segundo a Lei 9.985, que regula o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). A responsabilidade pela gestão é dos proprietários, mas a supervisão é feita pelo ICMBio.

Serviço: Saiba como criar uma RPPN clicando aqui e aqui.