Com o apoio da FAPESP e do British Council, encontro será realizado na Esalq, em Piracicaba, e no LNLS, em Campinas (foto: Léo Ramos/FAPESP)

Com o apoio da FAPESP e do British Council, encontro será realizado na Esalq, em Piracicaba, e no LNLS, em Campinas (foto: Léo Ramos/FAPESP)

Agência FAPESP

Estão abertas as inscrições para o workshop “Managing Rhizosphere Alleviate Food Poverty Mobilizing Soil Nutrient”, a ser realizado entre os dias 6 e 8 de junho, no Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, e no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas. O prazo de inscrição encerra em 10 de abril.

O foco principal do workshop será em interações solo-planta, com estudos da rizosfera para entender melhor o aproveitamento de nutrientes, focando mais em fósforo.

Apoiado pela FAPESP e o British Council, o workshop será realizado no âmbito da segunda chamada FAPESP/Brazil-Newton Researcher Links (BNRL), com o objetivo de oferecer apoio financeiro para que pesquisadores em início de carreira, do Estado de São Paulo e do Reino Unido, participem de workshops que permitam construir relações para futuras colaborações e estimular oportunidades de carreira.

O evento será coordenado por Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, da Esalq/USP, e Paul Withers, da Bangor University, do Reino Unido.

O encontro reunirá 20 participantes do Reino Unido (British Council) e 20 participantes do Estado de São Paulo (FAPESP). De acordo com a chamada FAPESP, os pesquisadores de São Paulo interessados em participar do evento precisam necessariamente ter defendido o doutorado há menos de 10 anos e trabalhar em instituições e/ou empresas no estado.

Os interessados deverão enviar e-mail demonstrando interesse para Paulo Sérgio Pavinato no endereço pavinato@usp.br. A lista final de inscritos será avalizada pelo conselho científico da FAPESP e do British Council.