ECOPENSAR

Durante Assembleia Geral da ONU realizada no dia 22 foi estabelecido um grupo de trabalho para criar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma série de metas para reduzir a pobreza, promover o avanço social e proteger o meio ambiente.

A motivação ocorreu após compromisso assumido pelos governos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os governantes concordaram em estabelecer um conjunto de metas para ajudar na implementação do desenvolvimento sustentável.

Os procedimentos a serem adotados deverão orientar os países na obtenção de resultados específicos dentro de um período de tempo a ser determinado, como, por exemplo, no acesso universal a energia sustentável e água limpa para todos.
O documento final da Rio+20, intitulado O Futuro que Queremos, também estabelece que os ODS sejam integrados à agenda de desenvolvimento das Nações Unidas pós-2015.

O grupo de trabalho de 30 membros é composto por países de todas as regiões do mundo, e vai preparar um relatório sobre os ODS para que a Assembleia Geral da ONU possa discuti-lo em sua 68ª sessão, que terá início em setembro.

About The Author

Thiago Itacaramby é jornalista diplomado e especialista em Marketing. Possui experiências profissionais nos setores público e privado. Atua em órgãos não governamentais ligados ao meio ambiente e possui conhecimentos na elaboração de projetos. Estudante de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).