Foto: AFP/Singapore Press Holdings

Foto: AFP/Singapore Press Holdings

Redação NE10

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lançou nesta sexta-feira (29) o programa “PE Solar”, que visa estimular a micro e minigeração de energia solar por micro, pequenas e médias empresas pernambucanas. O lançamento do programa aconteceu às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife.

Estão aptas a participar do programa empresas que planejem produzir até 1.000 kilowatt (kW). A energia produzida é automaticamente consumida e o excedente será jogado na rede elétrica da distribuidora local, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e, por meio de um sistema de compensação, irá gerar um crédito a ser abatido na conta dentro de um prazo de até 36 meses.

O dia 29 de maio marca a data em que é celebrado o Dia Mundial da Energia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, ressaltou a importância de gerar no Estado um mercado consumidor de energias renováveis: “Tão importante quanto possibilitar aos empreendedores pernambucanos se tornarem mais sustentáveis e competitivos, é gerar no Estado um mercado consumidor de energias renováveis. Hoje somos endereço reconhecido como fornecedores de bens de capital para produção de energia eólica e buscamos agora empresas que atendam o segmento de energia solar”.

O PROGRAMA – O PE Solar é um das principais iniciativas do PE Sustentável, um programa que mira o futuro. Ele nasceu a partir do leilão, inédito no Brasil, de 92 MW de energia solar, realizado no final de 2013 pelo Governo de Pernambuco. O projeto cresceu, ganhou corpo e, desde então, engloba outros subprogramas que são planejados e executados com o objetivo fundamental de consolidar o Estado como gerador de energia limpa.

Atualmente, fazem parte do PE Sustentável os subprogramas PE Solar, o Leilão de Energia Solar e o Atlas Eólico e Solar, que deve ser lançado em breve.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.