ecopensar-tiny-house-expedition-01

Utilizando madeira reaproveitada, o casal construiu sua micro casa e viaja pelos Estados Unidos.

Por Igor Leal/Arquitetura Sustentável

Casa pequena, mundo gigante. Esse é o conceito seguido pelos adeptos das micro casas (tiny houses). Viver com uma estrutura menor e mais portátil se tornou sonho de muitas pessoas. Nesse extenso grupo de pessoas, se destacam jovens solteiros ou casados que muitas vezes trocam uma vida agitada nas cidades por uma experiência mais simples com maior conhecimento do mundo.

Com um orçamento de menos de 20 mil dólares, Alexis Stephens e Christian Parsons decidiram dar um grande passo. Ao invés de buscarem uma residência convencional, eles concentraram suas energias e investimento na construção de uma charmosa casa de 40 metros quadrados.

A maior parte dos materiais utilizados na construção foi reutilizada. A madeira foi recuperada em áreas de demolição e alguns itens foram feitos com peças de mobiliários descartados. Antes mesmo da construção da casa estar finalizada, Alexis e Christian já sabiam que viajariam nela. Por isso, ela ganhou rodas de reboque.

Queríamos adotar uma mudança de estilo de vida para simplificar o que há ao nosso redor, conta Alexis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A casa conta com espaços otimizados para comportar todos os usos que precisavam. Ela tem todos os cômodos básicos de uma residência comum como banheiro, cozinha e sala com sofá, além de despensa e um quarto para o filho de Alexis. O quarto do casal fica em um mezanino cercado por janelas para dar uma sensação de maior amplitude. Já o quarto da criança conta com uma decoração personalizada e é fechado com cortina para dar alguma privacidade. As luminárias feitas com canos metálicos reaproveitados e lâmpadas de filamento tornam alguns ambientes mais bonitos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além de conhecer novos lugares, o casal aproveitou a aventura para filmar um documentário sobre outras pessoas que também viajam em suas micro casas. Alex e Christian percorrem diversos estados buscando experiências e documentando histórias que encontram na estrada.

Ao todo já foram 16 estados com paradas em áreas de camping e estacionamentos. Já encontraram desde comunidades de moradias móveis até cidades que proibiram as micro casas em suas leis de zoneamento. Todas essas experiências estão sendo registradas no documentário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Todas as casas compartilham determinada área comum, de modo que existem todos esses encontros sociais espontâneos que acontecem todos os dias, diz alexis.

Você pode saber mais sobre a viagem e o documentário no site do casal, o Tiny House Expedition.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.