O vaso sanitário utiliza apenas dois litros de água por acionamento. | Foto: Divulgação

O vaso sanitário utiliza apenas dois litros de água por acionamento. | Foto: Divulgação

Redação Ciclovivo

A empresa Acquamatic, que há 19 anos desenvolve soluções inteligentes para o uso racional da água, lançou um vaso sanitário que utiliza apenas dois litros de água por acionamento, enquanto que os vasos convencionais utilizam de seis a 10 litros.

Para conseguir essa eficiência, o vaso possui um basculante que despeja os dejetos diretamente na prumada do esgoto do edifício, sem uso de sifonagem. Tudo acontece pela própria dinâmica da água, sem uso de eletricidade. Outro diferencial é que o selo hídrico do vaso precisa apenas de 200ml de água, só para evitar o mau cheiro.

Além da economia de água, a matéria-prima do produto é o ABS, um polímero muito mais resistente em relação à louça utilizada nos vasos convencionais. Por ser produzido com esse polímero, não polui o meio ambiente em sua produção ou em seu descarte. Outros pontos positivos do vaso Acquamatic são o peso, bem abaixo dos vasos de louça, e a durabilidade. Por ser mais alto, há, inclusive, maior facilidade de uso por parte de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

O Projeto C.U.R.A, (Sigla para Consumo e Uso Racional da Água), idealizado pela Acquamatic, é uma concepção de Leonardo Sousa, atual diretor da empresa que, em 1994, após ler um artigo do ex-governador de São Paulo, Franco Montoro sobre a importância da água, se viu desafiado a criar uma empresa comprometida com o meio-ambiente e a desenvolver  produtos ecologicamente corretos.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.