Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

Redação Ecodesenvolvimento

Nesta época do ano, quando a temperatura baixa, as doenças respiratórias e alérgicas, gripes e resfriados costumam aparecer com maior frequência.

Para te ajudar na prevenção e combate aos sintomas, o EcoD conversou com a nutricionista personal diet Patricia Schwengber que destacou a importância de se ter uma alimentação equilibrada por meio do consumo de determinados alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

A especialista listou alguns destes alimentos e suas respectivas contribuições:

Frutas

Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

As frutas como laranja, tangerina, acerola, caqui e goiaba são ricas em vitaminas, principalmente a Vitamina C, tão conhecida por ajudar a prevenir e tratar as gripes e resfriados.

Já a maçã e a pêra são frutas ricas em antioxidantes e a sua ação expectorante auxilia na prevenção e tratamento das doenças respiratórias desta época do ano.

Verduras

Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

Alimentos de coloração laranja como cenoura e abóbora são ricos em vitamina A, um nutriente importante para o bom funcionamento do organismo de proteção do corpo.

Chás

Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

Alguns alimentos podem ser incluídos na alimentação sob a forma de chás: limão, gengibre, agrião, alecrim e hortelã são poderosos antioxidantes e expectorantes, ajudando na desobstrução das vias aéreas.

Frutas oleaginosas e sementes

Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

As castanhas e nozes são ricas em selênio e Vitamina E, que promovem a melhora do sistema imunológico. A linhaça também é uma ótima opção, ela é rica em ômega 3 que atua na prevenção e melhora das doenças alérgicas respiratórias como rinite, sinusite, bronquite e asma.

Azeite

Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

O azeite extra virgem também atua no fortalecimento dos anticorpos que nos protegem.