Este slideshow necessita de JavaScript.

Redação Ecodesenvolvimento

Nada de casas de bonecas. Para Sicily Kolbeck, de 12 anos, a diversão está no projeto que ela chamou de “La Petite Maison” (A Casinha). Com 12 m² o local é composto por um banheiro e uma cozinha. Mas o legal mesmo está em suas características sustentáveis, a exemplo dos painéis solares que serão instalados para alimentar a pequena casa.

A ideia de Sicily, que mora na Geórgia, Estados Unidos, surgiu graças a um projeto da escola que buscou identificar os interesses de cada jovem e a forma de potencializá-los. No centro educacional ela estuda física, matemática, design e engenharia para ajudar na concretização do objetivo. Ela também mantém um blog onde descreve as aventuras em torno da construção da casa em miniatura.

“Minha decisão de construir uma pequena casa foi pela economia e pelo desejo de ser livre”, diz Sicily. “Liberdade para mim, significa me manter de uma forma sustentável. A construção de uma casinha pode me dar estabilidade e conhecimento que vão durar para sempre”, explicou em seu diário online.

Para conseguir levar o projeto adiante, a jovem contou com a ajuda da plataforma Indiegogo, onde conseguiu reunir 1.500 dólares (cerca de 3 mil reais), valor necessário para avançar com a iniciativa. Todas as pessoas que contribuíram com a ideia foram convidadas para a inauguração da “La Petit Maison“, com previsão de acontecer até ao final de junho.

Além da energia solar, a casa pretende reutilizar os resíduos do banheiro na compostagem. Na construção a adolescente conta com o apoio de adultos, mas ela está envolvida em todas as etapas, como a canalização, eletricidade, carpintaria e energia solar.

Sicily descreveu o local como “um espaço para cozinhar cupcakes, ler e estar com os amigos”. Mas, no fundo, é muito mais que isso. É o exemplo de uma criança mostrando que é possível viver de forma sustentável.

Assista abaixo o vídeo que Sicily fez para mostrar sua ideia.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.