algas

Por Hypeness

Imagine sentir o gostinho do bacon sem culpa? Talvez nossos paladares consigam alcançar esta experiência ainda nesta era. Pesquisadores da Oregon State University’s Harfield Marine Science Center descobriram e patentearam uma nova alga: a Palmaria palmata. Segundo eles, se a alga for frita, ela ganha uma textura crocante e sabor de bacon. Sim, é isso mesmo.

Resultado de quinze anos de pesquisa, a alga translúcida de tom avermelhado, além de saborosa, é uma excelente fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes, contendo até 16% de proteína em peso seco, de acordo com o pesquisador Chris Langdon.

A pesquisa começou com o objetivo de criar um superalimento para os abalones, fruto do mar bastante consumido na Ásia, e logo começou a chamar a atenção pelo seu rápido crescimento e suas propriedades nutricionais. A Palmaria Palmata cresce em estado selvagem ao longo da costa do Pacífico e Atlântico. Langdon aponta que há um grande interesse no cultivo da alga para consumo humano.

O economista de frutos do mar Gil Sylvia afirma que, embora a alga tenha um grande potencial, ninguém ainda fez uma análise completa sobre a viabilidade econômica de comercializá-la: “O fato de ela crescer rapidamente, ter um alto valor nutritivo e poder ser usada seca ou fresca certamente a torna uma grande candidata”.