http://vimeo.com/22217881

Redação Ecodesenvolvimento

Local escolhido: Costa Rica. Foi na América Central, em um dos países com uma das maiores áreas de biodiversidade do mundo, que o casal Mateo e Erica Hogan realizou o sonho de qualquer criança da década de 1980 – ter uma casa na árvore. Mas a decisão deles foi bem mais séria: morar nesse tipo de construção. A iniciativa foi além e culminou na primeira comunidade sustentável do continente, a Finca Bellavista.

Finca Bellavista; April, 2009 (photo © Allison Shelley Photography)

Finca Bellavista; April, 2009 (photo © Allison Shelley Photography)

Tudo começou em 2006, quando Mateo viajou para a costa do sul do pacífico, na Costa Rica, para surfar. Ele se encantou pelas florestas montanhosas da região e convidou sua esposa Erica para uma outra viagem juntos, com o objetivo de explorar a parte florestal do local, foi quando conheceram o Rio Bellavista e decidiram dar início a um novo estilo de vida.

O primeiro passo após a escolha foi captar recursos e divulgar a ideia para aplicar algumas soluções ecológicas e sociais para os problemas locais. “Nossa missão é ajudar as comunidades em toda a América Latina em ativos da floresta em regeneração e restauração de habitats naturais para incentivar estilos de vida saudáveis, economia e oportunidades”, afirmam no site da comunidade.

Atualmente a comunidade é autossustentável e tem 25 estruturas para atender a população que vive no local. Todas as construções que englobam o centro comunitário possuem Wi-Fi, além disso há um campo base para atender as pessoas e cinco casas na árvore. A Finca Bellavista é localizada no meio de uma floresta montanhosa, cercada de árvores e com dois rios.

– Clique aqui e assista mais vídeos sobre a comunidade Finca Bellavista –

A comunidade já possui parceria com sete organizações de incentivo a conservação florestal e lançou, em 2011, um programa de voluntários para formar grupos de ajuda para a ampliação do projeto sustentável. Os interessados em participar do projeto precisam preencher uma ficha disponível on-line para avaliação de um grupo. (Clique aqui e veja o formulário)

Quem participa da comunidade tem direito a um quarto compartilhado no barracão, com acesso ao centro da comunidade. O centro comunitário inclui uma casa de banho, churrasqueira, cozinha e área de jantar, e um rancho/lounge ao ar livre. Os alimentos são naturais e saudáveis. O local é rústico e possui um jardim de convivência. “É uma experiência de viver, respirar e estar em um lugar como nenhum outro na Terra”, frisam os responsáveis da Finca Bellavista.