O Readyset é capaz de fornecer até dez cargas completas de energia para o iPhone ou manter um iPad rodando vídeos contínuos por 12 horas. | Imagem: Divulgação

O Readyset é capaz de fornecer até dez cargas completas de energia para o iPhone ou manter um iPad rodando vídeos contínuos por 12 horas. | Imagem: Divulgação

Redação Ciclovivo

Um sistema portátil de carregamento realmente eficiente deveria ser capaz de gerar energia a partir de diversas fontes. Apesar de parecer impossível, já existe um modelo de carregador capaz de fazer isso. O nome dele é Readyset Fenix.

O equipamento foi desenvolvido pela empresa norte-americana Fenix Intl e representa um grande avanço na produção de energia limpa para uso individual. O carregador possui a opção de ser ligado a um painel fotovoltaico de 15W, de fabricação própria. Ele ainda pode ser ligado a outras fontes de energia, como a própria rede de transmissão ou um micro-vento, fonte hídrica ou em uma bicicleta.

Quando está totalmente carregado, o Readyset é capaz de fornecer até dez cargas completas de energia para o iPhone ou manter um iPad rodando vídeos contínuos por 12 horas. Os fabricantes também informam que ele pode oferecer muitas horas de energia para manter uma iluminação de LED.

O dispositivo foi projetado para ser usado, principalmente, na África rural. Por isso, ele é bastante robusto e resistente. Mesmo assim, ele também pode servir como um apoio de emergência a quem mora nas grandes cidades e principalmente para as pessoas que passam boa parte do tempo na rua, longe das redes de compartilhamento energético.

O Readyset já está disponível comercialmente. A versão equipada com o painel solar custa US$ 275 e a opção mais simples, ideal para quem quer aproveitar o movimento das pedaladas, custa US$ 200. Ambos são comercializados pelo site da empresa. Com informações do TreeHugger.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.