Pegada ecológica carnaval. Foto: Ana Carolina Napan

Pegada ecológica carnaval. Foto: Ana Carolina Napan

Redação Ecodesenvolvimento

A contagem regressiva para o Carnaval está quase terminando e tanto quem vai curtir a folia quanto quem está ajustando os últimos detalhes para cair na estrada não vê a hora da festa do Momo chegar. Contudo, o feriado da curtição não é desculpa para descuidar do meio ambiente. Confira algumas dicas de como, mesmo se divertindo, reduzir sua pegada ecológica neste Carnaval.

Lixo Zero

Somente durante a folia momesca do ano passado, 642 toneladas de lixo foram recolhidas no Rio de Janeiro e 150 toneladas no Recife. Em Salvador, ano após ano uma cena se repete após a festa: toneladas de latas e resíduos do Carnaval são encontrados no mar.

Por isso, evite jogar lixo nas ruas. Procure uma lixeira mais próxima e separe os resíduos corretamente. Caso não ache, deixe sempre consigo um saquinho para guardar as sobras do que consumiu até encontrar uma lata de lixo. Evite ainda confeites que espalham papel sem controle. Lembre-se sempre do nosso ideal: Lixo Zero!

Vá de táxi

Evite ir para os circuitos do Carnaval de carro. Além de congestionamentos e dificuldades para estacionar, o folião estar exposto a um maior risco de acidentes e, se estiver consumindo bebida alcoólica, a ir preso pelas blitzes da Lei Seca. Prefira ir de táxi e se, possível, dividir o veículo com o maior número possível de pessoas – o meio ambiente e seu bolso agradecem.

Re-fantasie

Vale de tudo: reciclar, customizar, comprar uma feita de matérias sustentáveis e até mesmo trocar. Assim, você virou bailarina ano passado? Que tal trocar com sua amiga que foi havaiana no último carnaval e reaproveitar a fantasia? Assim, as duas poderão se divertir vestindo as roupas de novos personagens sem precisar comprar outras fantasias. Bom para o meio ambiente e para o seu bolso.

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.

Related Posts