ECOPENSAR

O biogás é um tipo de gás produzido no tratamento dos resíduos orgânicos. Foto: Reprodução

O biogás é um tipo de gás produzido no tratamento dos resíduos orgânicos. Foto: Reprodução

 

A afirmação foi feita por especialistas que participaram recentemente de um debate na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal. O biogás é um tipo de gás produzido no tratamento dos resíduos orgânicos. Na hora que a bactéria degrada a matéria orgânica, gera o metano. Esse metano tem maior potencial de geração de energia.

Os principais resíduos que geram esse produto são: resíduos industrias orgânicos, resíduos sólidos urbanos orgânicos, restos de comida, por exemplo, e os efluentes de esgoto, o esgoto doméstico.

De acordo com o governo, o pano de fundo desse ciclo certamente é o custo e a necessidade de conteúdo local. “Nós precisamos trabalhar com as tecnologias nacionais, alavancar e incentivar o desenvolvimento de tecnologia no Brasil, buscando sempre a redução da escala de custo”, diz integrantes do Ministério do Meio Ambiente.

O biogás poderia, por exemplo, ser usado como combustível para ônibus urbanos. Cidades em países como Alemanha e Suécia têm frotas de ônibus movidos a biogás. Os veículos têm autonomia de 400 quilômetros e podem ser reabastecidos em quatro minutos. Segundo os especialistas, esse tipo de combustível é bem menos poluente do que o óleo diesel.

About The Author

Thiago Itacaramby é jornalista diplomado e especialista em Marketing. Possui experiências profissionais nos setores público e privado. Atua em órgãos não governamentais ligados ao meio ambiente e possui conhecimentos na elaboração de projetos. Estudante de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Related Posts