Forest Blog

Imagine poder detectar com precisão a presença de agrotóxicos na água, solo ou alimentos contaminados, tudo isso em apenas alguns minutos utilizando um aparelho portátil. Esta tecnologia já está pronta e foi declarada recentemente como o primeiro registro de patente da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT em seus 40 anos de existência. O projeto foi realizado graças a uma parceria entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e UFMT e teve como protagonista a estudante de pós-graduação no IFSC Izabela Gutierrez de Arruda com orientação do professor Romildo Jerônimo Ramos, da UFMT, e co-orientação de Nirton Cristi Silva Vieira.

Segundo informações da agência USP de notícias, o biossensor foi construído exclusivamente para detectar o pesticida metamidofós, mas ele está também preparado para ser adaptado para a detecção de outros pesticidas que pertençam às classes dos organofosforados ou carbamatos, o que aumenta a sua utilidade e importância. O metamidofós não só é largamente utilizado nos trabalhos agrícolas no Mato Grosso, como também em todo o país e, por ser extraordinariamente forte, penetra facilmente no solo e, consequentemente, nos lençóis freáticos. Devido a sua composição química, este pesticida interage livremente no sistema nervoso central do ser humano, atacando-o rapidamente, causando danos irreversíveis no cérebro, podendo levar à morte.

O estudo foi motivado pela grande quantidade de metamidofós encontrado nos lençóis freáticos de Mato Grosso, inclusive existem pesquisas da UFMT que já encontraram a presença de quantidades de pesticidas no leite materno de moradoras das principais cidades produtoras de grãos no interior do estado. Os pesquisadores agora procuram alguma empresa nacional de nanotecnologia que se interesse em produzir o aparelho, que deverá ser comercializado com valores entre R$100,00 e R$200,00. O estudo deverá ser publicado em revistas importantes da área e Izabela recebeu recentemente uma Moção de Congratulações apresentada pela deputada estadual Luciane Bezerra (MT).

About The Author

Thiago Itacaramby é jornalista diplomado e especialista em Marketing. Possui experiências profissionais nos setores público e privado. Atua em órgãos não governamentais ligados ao meio ambiente e possui conhecimentos na elaboração de projetos. Estudante de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).