camiao

Por Ecodesenvolvimento

No dia 11 de outubro, o artista de rua britânico Banksy lançou o vídeo The Sirens of the Lambs, que retrata as temáticas da indústria pecuária e do consumo consciente. No início parece cômico, mas a crítica social por conta do uso de animais é marcante. No vídeo, animais (vacas, galinhas, patos, ovelhas e até um panda) podem ser vistos saindo de um caminhão, chamado de Farm Fresh Meats, que os levam para um matadouro. Algumas das criaturas, feitas de pelúcia, movem suas cabeças e gritam por socorro, atraindo a atenção das pessoas na rua.

As reações são diversas: muitas pessoas acham divertido, mas outras, a exemplo da criança, que aparece aos 45 segundos do vídeo, parecem chateadas com o que veem. O artista publicou em seu Instagram que o caminhão está em turnê na Meatpacking District, em Nova York, e posteriormente embarcará para outros pontos da cidade.

Segundo a organização canadense Conselho de Pecuária de Ontário (Ofac), dos animais presentes na alimentação humana, 45% são utilizados para fabricar artigos não-comestíveis, como sacolas plásticas, amaciante de roupas e até açúcar.