Foto: Gernot Minke/Divulgação

Foto: Gernot Minke/Divulgação

Redação Descubra o verde – Discovery Brasil

O uso de materiais naturais em obras arquitetônicas não é novidade. Algumas delas existem há séculos, entre as quais podemos citar Chan Chan, uma cidadela pré-colombina no Peru; Bam, antiga fortaleza iraniana erigida em 250 a.C. sob a atual cidade homônima, atingida por um terremoto em 2003; e Djenné, cidade no Mali declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1988

No entanto, o arquiteto alemão Gernot Minke se destaca pela originalidade de seus projetos. Há duas décadas, ele é referência mundial em construção sustentável, conceito que começou a difundir em seu país natal na década de 1980 e que posteriormente se espalhou pelo mundo. Minke desenvolveu vários projetos de pesquisa para a construção de estruturas sustentáveis, eficientes e de baixo custo.

Escritórios projetados por Minke em parceria com o estúdio Createrra na Eslováquia – Foto: Gernot Minke/Divulgação

Escritórios projetados por Minke em parceria com o estúdio Createrra na Eslováquia – Foto: Gernot Minke/Divulgação

Minke utiliza materiais naturais, como barro, argila, madeira, palha, terra e pedra, para construir estruturas de baixo impacto ambiental e sem efeitos prejudiciais à saúde humana. Além disso, ao final de sua vida útil, os materiais não geram resíduos poluentes.

“Cada construção possui suas particularidades. Meus projetos começam com a análise do clima, das condições, dos conceitos da construção civil local, do que querem os proprietários. Até agora, com cada dono foi diferente”, explicou Minke, sobre uma possível massificação do processo na revista Río Negro.

Além de utilizar materiais locais e ecológicos, Minke promove o envolvimento dos vizinhos na construção: “A autoconstrução é uma questão muito importante. É preciso capacitar as pessoas e também vigiar e controlar os técnicos. É preciso levar em conta aspectos como resistência, estática e manutenção. O que buscamos é voltar às origens, mas sem esquecer que uma viga precisa sustentar um teto e estar bem assentada”.

Escritórios ecológicos na Eslováquia – Foto: Gernot Minke/Divulgação

Escritórios ecológicos na Eslováquia – Foto: Gernot Minke/Divulgação

About The Author

Noticiar o pensamento ecológico! Trazendo até vocês notícias e ideias que fazem a diferença para o meio ambiente e para a humanidade.