Inscirções já estão abertas (Foto: Globo Rural)

Inscirções já estão abertas (Foto: Globo Rural)

Sua fazenda pode ganhar este prêmio. Primeira fase termina no dia 4 de julho. Faça a sua inscrição aqui no site.

Redação Ecopensar

A revista GLOBO RURAL já abriu as inscrições para o 3º Prêmio Fazenda Sustentável. Em parceria com a Fundação Espaço ECO (FEE), Rabobank, WWF e patrocínio da Ford Ranger, o prêmio visa localizar a fazenda mais sustentável do Brasil.

Para participar, basta se cadastrar no site (clique aqui) e responder as perguntas sobre a atividade desenvolvida na propriedade, seja ela na agricultura, pecuária ou sistemas integrados.

A primeira fase do prêmio vai até o dia 04 de julho de 2016. Nesta etapa, é preciso declarar informações básicas sobre a propriedade candidata, contatos, situação trabalhista geral e ambiental. As informações são sigilosas e só é possível acessá-las com o seu login e senha criados no cadastro.

Após a data limite, a comissão organizadora do 3º Prêmio Fazenda Sustentável, formada por profissionais especializados em produção sustentável, irá analisar caso a caso e classificar as propriedades para a segunda fase do prêmio.

Cada resposta tem um peso diferente e elas podem mandar a fazenda candidata direto para a segunda fase ou elimina-la do processo.

A segunda fase começa no dia 11 de julho. Para participar desta fase, os aprovados devem usar os mesmos login e senha cadastrados, acessar o seu formulário e responder as perguntas. Nesta etapa, será preciso declarar informações detalhadas, como o consumo de insumos, produtividade, situação no Cadastro Ambiental Rural (CAR), questões trabalhistas e documentais, além de financeiras. O formulário deve ser preenchido até o dia 19 de agosto.

A partir desses resultados, a Comissão Organizadora irá elaborar um ranking com as  fazendas mais bem pontuadas, de acordo com metodologias próprias que medem a sustentabilidade agrícola. As  primeiras propriedades desta lista serão visitadas por uma equipe técnica do Rabobank, que irão verificar se as declarações prestadas nas primeiras fases são verídicas.

Caso alguma fazenda seja desclassificada, a próxima do ranking será visitada e assim por diante. As visitas técnicas ocorrem no período de 29 de agosto a 8 de outubro. Relatórios fotográficos serão elaborados e enviados a uma Comissão Julgadora.

Os três vencedores do 3º Prêmio Fazenda Sustentável serão conhecidos na edição de dezembro da revista GLOBO RURAL.